segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"Há quem pense que a avaliação de professores imposta pelo Ministério da Educação visa melhorar o ensino, mas isto é falso. Pior: nem é por essa razão que os responsáveis ministeriais querem avaliar os professores. Pois, se o fosse, a maneira mais óbvia de os avaliar, com menos custos e menos complicações processuais, seria através do tratamento estatístico dos resultados dos alunos em exames nacionais, cientificamente rigorosos e pedagogicamente lúcidos.
Há duas razões, oriundas de sectores diferentes do Ministério da Educação, que fazem os responsáveis insistir tanto na avaliação ds professores. Por um lado, a própria ministra afirmou desde que tomou posse que a situação do ensino era intolerável porque o investimento crescente ao longo das décadas não tinha correspondido a um aumento do sucesso escolar. Assim, as suas duas preocupações são diminuir custos e inventar um sucesso escolar de fantasia. Por isso, a avaliação dos professores tem, para a ministra, a finalidade única de poupar dinheiro, impedindo a muitos professores acesso ao topo da carreira.
Por outro lado, muitos responsáveis educativos querem implantar nas escolas as suas ideias educativas pretensamente científicas Estes responsáveis vêem então na avaliação uma maneira de impor aos professores os seus modelos pedagógicos positivistas.
Neste caso, não se trata de desejar poupar dinheiro, mas apenas de uma crença lírica de que tais métodos são o segredo do sucesso escolar. Daí as grelhas infinitas, com itens absurdos, impondo um modelo pedagógico rígido e universal, quando o bom senso educativo nos diz que as estratégias educativas que funcionam com uma turma e numa escola, não funcionam com outra turma e noutra escola, não havendo receitas pedagógicas universais - excepto em estudos teóricos pretensamente científicos, alheados da realidade escolar.
Que a avaliação de professores nada tem a ver com a qualidade do ensino torna-se óbvio se pensarmos nos estudantes, directamente.
Para um dado estudante, tanto faz que um professor seja titular ou não: se for mau, é mau, e nada mais há a fazer; acontece apenas que não chega supostamente ao topo da carreira. Mas continuará a contribuir para a falta de qualidade do ensino - e para o sucesso escolar de fachada, não reprovando alunos e dando notas elevadas, ao mesmo tempo que preenche fichas infinitas.
O que é relevante para um estudante é que o seu professor, titular ou não, seja competente. E isso significa duas coisas: dominar as matérias que tem de leccionar e saber dar aulas. Para dominar as matérias, tem de estudar, actualizar-se, rodear-se da melhor bibliografia da sua área; tem de ter curiosidade intelectual, hábitos de estudo e de raciocínio. Para saber dar aulas, tem de saber pôr-se do ponto de vista cognitivo, social e psicológico do estudante, e transmitir-lhe o gosto pelas matérias e pelas competências da sua área. Isto é o que conta para o estudante; é o que conta para a qualidade do ensino. O resto é uma mentira política."
Desidério Murcho
Filósofo
(Artigo no jornal "Público")

16 comentários:

  1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Abraços.

    Obs.: Tenho uma tia que dá aulas para o ensino médio da rede pública na periferia. O que ela se desdobra pelo colégio e pelos alunos, tanto em suas aulas como em comemorações festivas, não é mensurável, ainda mais porque eles não têm muitas condições financeiras. E ainda assim, por ser querida pelos alunos e por se esforçar muito, sofre inveja dos outros professores e nem tem boa fama entre eles. As pessoas não têm mesmo noção do que certos professores fazem pelos alunos. (Só quis fazer uma aspa mais ou menos ligada a esse texto pelas histórias que ouço da minha tia).

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  2. Oi,

    Educação se empresariada se torna elitista se nas mãos do poder público se torna fachada política.
    Acredito em preces pela evolução da humanidade a começar por educação e cultura.
    Sou brasileira e Meu Deus! não se consegue mais que estudantes interpretem leituras.-Como pode? Em números esta tudo certo.
    Idealista ,realizei o Projeto Livro de Rua
    com a intenção de uma transformação social e humanização através da poesia.O resultado foi fantástico.
    Eu o convido a visitar o blog www.tatuicidadeternura.blogspot.com eir buscando postagens anteriores para apreciar este projeto.
    Com tempo passe pelo blog www.cristinasiqueira.blogspot.com

    Obrigada pela oportunidade de conhecer a sua realidade.é uma reflexão

    Cris

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  3. Nossa, Mário. Seu comentário foi um dos que mais me emocionou. Que graça! Muito obrigada. Beijos!

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  4. Mario,

    As vezes fico pensando o tanto que manobras políticas nos roubam de oportunidades e, sobretudo de qualidade real...

    Muito obrigada pela delicadeza em meu blog !!!

    beijo

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  5. Beijo também... e liberdade servida no café da manhã !!!

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  6. Já construi modelos de avaliação em organizações. Em uma delas houve a participação de líderes. De algum modo a questão que me parece apropriada é que os modelos de avaliação sejam revistos como um todo e ai estrapolo o tema e, numa via de mão dupla, vou até os alunos e os critérios de avaliação, aplicados a eles.

    Belo blog.
    E muito apropriada a forma.
    Abraços,

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  7. Cada comentário seu cria um novo poema, bem mais bonito que valoriza mais o poema sobre o qual vc comenta. Vejo seus comentários no meu blog e no dos colegas e percebo como vc é uma pessoa atenciosa e preocupada em ler com cuidado cada verso. Vc é um grande poeta "comentador" de blogs. Agora só falta aflorar e mandar ver, postando seus textos, suas ideias, porque eu sei que renderão muitas coisas belas. Obrigada, vc tem sido um amigo virtual que me ajuda e encoraja muito. Beijos.

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  8. Olá, Mário.
    Voltei para agradecer tão gentís palavras.
    Arte é poder e beleza. Em todos os lugares há beleza e poesia e penso que, a arte como a poesia é poder. Em todos os lugares, há HOMENS que sabem, com palavras fazer a arte e, assim, 'construir' belos quadros por onde quer que ande.
    VOCÊ parece-me ser dessas pessoas.
    EDUCAR para mim, é isto.
    Ver beleza e construir pessoas, como belos quadros, belas obras de arte e isto, não tem preço.

    Novamente obrigada.
    Onde vir que eu posso ajudá-lo, por favor não hesite em recorrer a mim.

    mai.vega45@gmail.com
    Abraço e bons dias.

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  9. Viu só como não sou só eu que anseio por escritos teus?

    Vamos lá meu querido, pegue essa caneta generosa e junte a este coração de escritor e tua sensibilidade de poeta e nos faça esse carinho.

    Escreve mais...
    bjs
    Rossana

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  10. Olá, há muito sabemos que a metodologia do ensinar, ficou estanque algures,em algum ponto o trem do ensino descarrilhou, de lá para cá, há constantes imposições sobre a forma de ensinar, como o texto aponta bem, o que dá certo em uma escola não é paradigma para outra, há uma certa ilusão de que os modelos de ensino dêem certo, como se os alunos todos fossem "quadradinhos" que se pode montar ao bel prazer de pretensos pesquisadores, em tese tudo funciona, e a prática? Essa somente O Professor, aquele que além de estudar todos os dias, ler, ser, ensina com o coração com amor a profissão, e entre nós a muitos que apenas entram e saem das salas de aula...nada ensinam e nada aprendem.

    Avaliar professores, se tudo fosse perfeito, esses já sairiam de suas graduações avaliados, mas a quantidade de faculdades que pipocam cursos...mais a se falar.

    Beijo, então.

    [gostei e voltarei]

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  11. há muitos, rssss....eu reviso sempre depois de postar...corrigindo, então.

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  12. Oooiiii, Mário

    Já o tinha lido nas minhas andanças por este imenso mundo virtual (temos vários amigos em comum) e sua extrema sensibilidade me chamou atenção! Procurei onde encontrá-lo e não achei, não sei se procurei no lugar errado ou se não era a hora certa. Vejo, agora que tens um cantinho só teu e que pelo jeito vai nos render ótima partilha.

    Quanto ao teu post, eu sempre adorei estudar e até hoje me lembro com orgulho e satisfação dos bons professores que tive e que, por certo marcaram indelevelmente o meu caminhar acadêmico. Acho que ensinar é um dom, tem que se gostar do que faz para que se possa fazer bem feito. E o aluno sente e capta isso muito bem. Aquele professor que transmite além do conhecimento, o seu saber consegue resultados muito aquém daquele que, maquinalmente ou que muito descontente, tenta passar o mesmo conteúdo! Realmente, não existe modelo a ser seguido, mas uma troca de olhares capazes de perceber o que aquela sala de aula, aquela comunidade precisa e aí sim, desenvolver um plano de ação e esperar: a boa colheita virá, com certeza!!! Belo texto de Desidério Murcho!

    Gostei daqui, voltarei mais vezes!
    Deixo um beijo,
    Com carinho,
    Wania

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  13. Oi Mário,

    Agora um convite.
    Apareça,
    www.cristinasiqueira.blogspot.com

    beijos,

    Cris

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  14. Bom dia,Mário.

    O que vou dizer pode até parecer mentira. Você acredita que hoje comia laranja cravo (mexerica), e olhava o horizonte, e me veio seus comentários do blog da Mai na cabeça. Uma vez comentando de você com ela, ela perguntou pq não vinha aqui comentar seu texto.

    Eu comentei esse texto há muito tempo, mas meu comentário não permaneceu. E achei que você não me leria. rsrs

    E você me emocionou com o seu comentário/poema. Obrigada pela visita, e pela belíssima contribuição para a minha reflexão, e para o meu dia.

    sinta-se abraçado!

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  15. Salve !
    Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi.
    Não se assuste, já percebi que existem alguns blogs muito parecidos com o meu, ainda bem que estou no ar desde 2006 - tem um que chega a ser discaradamente igual inclusive no corpo de letra (até o layout é igual...falta de criatividade é um problema).Infelizmente, no momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
    Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
    Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre e que os bons ventos soprem sempre a seu favor.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.'.

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